Bem Vindos

Seu portal de divulgação científica na área biológica.

sábado, 7 de novembro de 2009

Seres Vivos - Eucariontes e Procariontes

Características Gerais dos Seres Vivos:

Para ser considerado um ser vivo, esse tem que apresentar certas características:

  • Ser constituído de célula;
  • Buscar energia para sobreviver;
  • Responder a estímulos do meio;
  • Se reproduzir;
  • Evoluir.





De acordo com o número de células podem ser divididas em:

Unicelulares - Bactérias, cianofitas, protozoários, algas unicelulares e leveduras.

Pluricelulares - os demais seres vivos.


De acordo com a organização estrutural, as células são divididas em:

Células Procariontes

Células Eucariontes



Células Procariontes

As células procariontes ou procarióticas, também chamadas de protocélulas, são muito diferentes das eucariontes. A sua principal característica é a ausência de carioteca individualizando o núcleo celular, pela ausência de alguns organelas e pelo pequeno tamanho que se acredita que se deve ao fato de não possuírem compartimentos membranosos originados por evaginação ou invaginação. Também possuem DNA na forma de um anel não-associado a proteínas (como acontece nas células eucarióticas, nas quais o DNA se dispõe em filamentos espiralados e associados à histonas).

 Estas células são desprovidas de mitocôndrias, plastídeos, complexo de Golgi, retículo endoplasmático e sobretudo cariomembrana o que faz com que o DNA fique disperso no citoplasma.


Seres procarionte - Bactéria

A este grupo pertencem seres unicelulares ou coloniais:

Bactérias
Cianofitas (algas cianofíceas, algas azuis ou ainda Cyanobacteria)
PPLO ("pleuro-pneumonia like organisms") ou Micoplasmas


 Reino Monera



Células Eucariontes


As células eucariontes ou eucarióticas, também chamadas de eucélulas, são mais complexas que as procariontes. Possuem membrana nuclear individualizada e vários tipos de organelas. A maioria dos animais e plantas a que estamos habituados são dotados deste tipo de células.

É altamente provável que estas células tenham surgido por um processo de aperfeiçoamento contínuo das células procariontes.


Não é possível avaliar com precisão quanto tempo a célula "primitiva" levou para sofrer aperfeiçoamentos na sua estrutura até originar o modelo que hoje se repete na imensa maioria das células, mas é provável que tenha demorado muitos milhões de anos. Acredita-se que a célula "primitiva" tivesse sido bem pequena e para que sua fisiologia estivesse melhor adequada à relação tamanho × funcionamento era necessário que crescesse.


Acredita-se que a membrana da célula "primitiva" tenha emitido internamente prolongamentos ou invaginações da sua superfície, os quais se multiplicaram, adquiriram complexidade crescente, conglomeraram-se ao redor do bloco inicial até o ponto de formarem a intrincada malha do retículo endoplasmático. Dali ela teria sofrido outros processos de dobramentos e originou outras estruturas intracelulares como o complexo de Golgi, vacúolos, lisossomos e outras.

By Diego Rodrigues

BOAS VINDAS

BOM GALERA ESSE É O NOVO BLOG DA TURMA DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS FACULDADE ARAGUAIA MANDEM POR EMAIL OS ARTIGOS QUE VOCÊS QUEREM QUE EU IREI POSTAR PARA VCS. BJUS E DIVIRTAM-SE.





BY LORENA PATRICIA

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E BIOTECNOLOGIA



Os enormes progressos das ciências biológicas ocorridos nas últimas décadas abrem grandes perspectivas benéficas para o homem no terreno das aplicações, em particular no domínio da agronomia e da biomedicina. A sociedade brasileira deverá romper com essa situação, em que os progressos beneficiam apenas setores privilegiados, e promover a educação e divulgação científicas de qualidade a todos os níveis, concentrando sua aplicação em domínios essenciais para vencer atrasos e deformações da sociedade brasileira.

Se a ciência e a tecnologia não tiverem relação direta com a realidade do dia-a-dia, traduzindo-se em melhoria da situação material e cultural do conjunto da sociedade, estarão se arriscando a evoluir para uma situação de atividade apenas virtual.

  • Referencia Bibliográfica:
SILVA, LUIZ HILDEBRANDO PEREIRA DA. Ciências biológicas e biotecnologia: realidades e virtualidades. São Paulo Perspec. [online]. 2000, vol.14, n.3, pp. 60-67. ISSN 0102-8839. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/spp/v14n3/9773.pdf Acesso em: 05 nov.2009.

Link: http://www.scielo.br/pdf/spp/v14n3/9773.pdf

by: Lívia Azevedo
Insetos de importância forense do Rio Grande do Sul, sul do Brasil.


Durante todas as estações do ano de 2005 foi conduzido um experimento em uma área do campus da Universidade Federal de Pelotas. O objetivo do estudo foi analisar a decomposição de carcaças de coelho (Oryctolagus cunniculus L.) pesando 2,67 Kg em média e descrever como os insetos atuam na decomposição e seu possível uso na medicina-legal. Foram coletados 5.239 espécimes; 1.827 foram obtidos a partir da criação de imaturos coletados na carcaça. Foram identificadas 20 espécies com importância forense. As espécies mais propícias para serem usadas com indicadoras de intervalo post-mortem (IPM) são Lucilia eximia (Wiedemann, 1819) e Chrysomya albiceps (Wiedemann, 1819) (Diptera, Calliphoridae) por terem sido encontradas em todas as estações de coleta e por serem uma das primeiras espécies a chegar à carcaça. Hemilucilia semidiaphana (Rondani, 1850), H. segmentaria (Fabricius, 1805) (Diptera, Calliphoridae), Muscina stabulans (Fallén, 1817) e Synthesiomyia nudiseta (Wulp, 1883) (Diptera, Muscidae) são espécies que podem indicar época da morte, pois ocorrem em meses específicos do ano. Oxyletrum discicolle (Brullé, 1840) (Coleoptera, Silphidae) e Dermestes maculatus De Geer, 1774 (Coleoptera, Desmestidae) são encontrados em estágios avançados de decomposição.
by: Lívia Azevedo
Link:
http://www.scielo.br/pdf/rbent/v52n4/a16v52n4.pdf

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Histologia - Tecido Sanguíneo




Sangue

Tecido sanguíneo é um tipo especial de tecido conjuntivo que pode ser dividido em duas partes: plasma (parte líquida) e células sangüineas (elementos figurados do sangue).


Todas as células do sangue são originadas na medula óssea vermelha a partir das células indiferenciadas pluripotentes (células-tronco). Como conseqüência do processo de diferenciação celular, as células-filhas indiferenciadas assumem formas e funções especializadas.



Funções do Sangue:

1. Transporte de gases (O2 e CO2).

2. Transporte de alimentos para as células.

3. Coleta das excreções celulares.

4. circulação de hormônios.

5. Defesa.

O plasma

É um líquido de concentração isotônica em relação às células. As células sangüíneas estão dispersas neste líquido. Sua composição química básica é água, sais minerais e proteínas, que são transportadas através dos vasos do corpo.

Células sanguíneas

Existem basicamente três tipos de células sanguineas: eritrócitos (hemácias/glóbulos vermelhos), leucócitos (glóbulos brancos) e plaquetas.

As Plaquetas

Plaquetas são restos celulares originados da fragmentação de células gigantes da medula óssea, conhecidas como megacariócitos. Possuem substâncias ativas no processo de coagulação sangüínea, sendo, por isso, também conhecidas como trombócitos (do grego, thrombos = coágulo), que impedem a ocorrência de hemorragias, responsáveis pela coagulação sanguínea, o processo pelo qual o organismo controla e interrompe os sangramentos.



As hemácias


Glóbulos vermelhos, hemácias ou eritrócitos (do grego, eruthrós = vermelho, e kútos = célula) são anucleados, possuem aspecto de disco bicôncavo e diâmetro de cerca de 7,2 m m. São ricos em hemoglobina, a proteína responsável pelo transporte de oxigênio, a importante função desempenhada pelas hemácias.




Os leucócitos




Glóbulos brancos, também chamados de leucócitos (do grego, leukós = branco), são células sanguíneas envolvidas com a defesa do organismo.

Essa atividade pode ser exercida por fagocitose ou por meio da produção de proteínas de defesa, os anticorpos.

Costuma-se classificar os glóbulos brancos de acordo com a presença ou ausência, em seu citoplasma, de grânulos específicos, e agranulócitos, os que não contêm granulações específicas, comuns a qualquer célula.





By Diego Rodrigues